O exercício da crítica é uma característica primária do ser humano. Toda e qualquer experiência a qual somos submetidos resulta em um julgamento que pode ser bom ou ruim, o simples fato de escolhermos uma das opções já nos torna, por consequência, críticos em potencial.
Devemos, portanto, desmistificar urgentemente o conceito negativo que é normalmente atribuído a atividade de criticar. Em algum momento perdido da nossa evolução social criamos esta regra e tenho receio de que o trabalho para derrubá-la dentro das nossas cabeças será enorme.
Se por um lado, entendemos a crítica como binária (positiva ou negativa), por outro, a reclamação só assume a fatia negativa. Reclamar, na prática, consiste no ato de exteriorizar a crítica negativa usualmente sob o propósito de contagiar um ou mais indivíduos que, podem ou não ter a capacidade de mudar o cenário que originou o julgamento.
Sedutora, a reclamação com frequência torna-se um hábito uma vez que ela proporciona uma sensação temporária de alívio, mesmo quando temos a consciência de que, para aquele determinado indivíduo, nossa “exteriorização de crítica” não mudará absolutamente nada. Daí temos o mundo das reclamações sobre a empresa, a família, problemas domésticos, faculdade, saúde, etc.
Deste modo, criei um conceito que compartilho com vocês: Quando fazemos uma crítica negativa para quem resolve, ela realmente é uma crítica. Quando a fazemos para um indivíduo alheio, portanto, sem atuação na solução do cenário em questão, ela é meramente uma reclamação.
Nosso entendimento de que a crítica é algo negativo está tão enraizado que quando vamos criticar alguém positivamente atribuímos um outro viés e nomeamos a narrativa como elogio, reconhecimento, agradecimento, destaque e daí, ao contrário da reclamação, temos o instinto natural de realizá-la sempre para o indivíduo, equipe ou situação da qual a crítica positiva é objeto, trazendo assim um aspecto mais transparente para ela.
Considerando tudo isso, me sinto emocionada com o número de agradecimentos que tenho visto sendo postados espontaneamente pelas pessoas nas redes sociais durante estas últimas semanas. Na sua maioria, são críticas positivas (agradecimentos/reconhecimentos/elogios): para as empresas que realmente estão preocupadas com as pessoas, para os maridos/mulheres que estão ajudando com mais intensidade a cuidar dos filhos para que vídeos e áudio conferências possam ser realizadas, para a família sacrificou alguma data especial em nome da segurança das pessoas idosas, etc.
Nosso mundo seria bem mais feliz se todos nos esforçamos de modo a reclamar menos e a criticar mais.